domingo, 28 de março de 2010

E O CIRCO DA IMPRENSA APRESENTAAAA: CASO NARDONI!

Não estou aqui para discutir se o casal Nardoni é ou não é culpado pela morte da menina Isabella, isso é assunto para outra postagem, no entanto, foi impossível ignorar o circo que foi armado em cima desse caso, não somente quando a garota foi assassinada, mas também agora, no julgamento dos pais, que acabou no último dia 26/03/10.
Tudo começou quando a garota morreu. É fato que foi assassinada, mas o circo que a imprensa armou em volta disso foi algo inacreditável! Inicialmente não se sabia se a garota havia caído ou sido jogada, ao apurar-se que ela foi jogada, a imprensa caiu de boca em cima do caso, "pois é inaceitável que algo assim aconteça em um condomínio de classe média alta, alguém pode ter entrado e jogado a garota, poderia ser com o filho de qualquer morador de um condomínio de luxo qualquer". Isso aconteceu no dia 29/03/08. Começou a via crucis de muita gente, inclusive dessa que vos escreve, pois a todo momento, lendo jornal, revista, assistindo televisão ou até acessando a internet, tudo girava em torno do caso Isabella, foram mais de 2 meses sem poder olhar pra algum veículo de informação sem que os mesmos não estivessem saturando nossos ouvidos e mentes com essa tragédia. Resultado: A imprensa provocou uma comoção nacional, nunca vista antes para um cidadão comum. Vimos comoção na morte de Ayrton Senna, dos Mamonas Assassinas, do ex - quase presidente Tancredo Neves, entre outros, mas casos de simples populares, pelo menos em meus quase 32 anos de vida, não me lembro.
Passado algum tempo, a farra diminuiu, pouco se ouviu falar do casal acusado em quase dois anos. No entanto, ao começar o julgamento do caso, o CIRCO reergueu sua lona. Para o desespero de muitos, a imprensa voltou a explorar a tragédia alheia como se fosse moscas em cima de um doce. A saturação voltou. É só ligar a tv, internet, rádio, abrir uma revista ou jornal que está lá estampado em várias páginas: CASO ISABELLA.
A questão crucial é: POR QUE EXPLORARAM TANTO ESSE CASO? A verdade é que os Nardoni são de uma família de classe média alta, bem diferente da grande maioria do povo brasileiro. Sempre ouvimos falar que nesse país, somente pobre vai pra cadeia. E isso é fato! Ricos dificilmente ficam presos, seja por conseguirem pagar ótimos advogados, ou por terem alguma influência na sociedade. O circo armado tem como único objetivo "mostrar" que sim, se pratica justiça em nosso Brasil! Justiça para quem? Não é porque um casal rico foi condenado que isso vai se tornar comum em nossa sociedade.
A imprensa é cruel. Quer gerar lucro sem se importar com os outros. Alguém aqui se lembra dos dois meninos que foram mortos e esquartejados pelo pai e pela madrasta em Ribeirão Pires? isso ocorreu pouco mais de 5 meses após o caso Isabella, mas não vi a imprensa falar muita coisa sobre isso. Não vejo a população se mobilizando, pedindo justiça para os dois garotos! Não vejo comunidades no Orkut dizendo que sentem saudades dele (curiosamente, existe uma comunidade para a Isabella, com mais de 700 pessoas dizendo "saudades da Isabella, mas como alguém sente saudades de uma pessoa que nuncaviu?). Não vejo a imprensa se manifestando cada vez que o pai ou a madrasta desses meninos se encontram com seus advogados cedidos pelo governo, não vejo páginas de jornal e revista falando do caso deles, sendo que quando isso aconteceu, em nenhum momento foram citados em letras garrafais na primeira página dos principais jornais do país, no máximo ganharam uma pequana nota perdida em algum canto de algum caderno menos importante.
Novemente uma outra questão crucial: POR QUE NINGUÉM SE PREOCUPOU EM DIVULGAR ESSE CASO? Resposta simples: da mesmo forma que o caso Nardoni é a prova de que "existe justiça no Brasil independente da classe social", o caso dos meninos esquartejados não gera interesse público, já que são pobres e esse tipo de violência é comum nas periferias. As pessoas querem ver os ricos se "F*****", mas não se importam com crianças pobres assassinadas pelos pais.
A imprensa sabe que pobre não "dá ibope", não gera lucro...
Todo esse circo armado em volta do caso da Isabella Nardoni foi montado para dar uma falsa sensação de justiça nesse país. O casal foi usado como bode expiatório. Mesmo que eles não fossem/sejam culpados seriam condenados da mesmo forma. Algum rico precisava ir para a cadeia, cumprir vários anos de reclusão, já que sabemos que os escândalos políticos de Brasília não resultarão em grandes preisões, que mesmo o govenador José Arruda, estando preso, sabemos que não ficará lá por muito tempo...Ou seja, todo o circo foi armado para abafar outros casos, muitas vezes mais trágicos que o da Isabella.
Eu me pergunto: Onde está a justiça? Não é porque um casal rico foi condenado que o Brasil vai mudar, falta muito para o povo aprender a olhar a imprensa de forma desconfiada, parar de fazer o que a televisão (leia-se principalmente rede BOBO) manda. Ver que aquilo que eles chamam de justiça não é feita para todos.

Um comentário:

pode concordar, pode discordar, o importante é cometar e mostrar que você tem opinião!