quarta-feira, 10 de março de 2010

QUE RAIO DE EDUCAÇÃO É ESSA?

Finalmente voltei ao trabalho. Por um lado é bom, já que preciso de grana, por outro é péssimo e é esse lado péssimo de que vou falar nessa matéria. Sempre disse que hoje em dia, os alunos não querem mais saber de estudar, muitos vão pra escola só pra brincar, outros são obrigados pelos pais por causa do bolsa família e ainda uma grande porcentagem me disse que só vai para a escola porque se não o conselho tutelar aparece na casa deles (isso é fato, eles tem mais medo do conselho tutelar do que de um futuro analfabeto).
Nessa volta às aulas percebi uma coisa: férias tem o poder de emburrecer alunos! Sim meus caros, as férias deveriam ser um momento de novas experiências, de relaxamento para um novo ano escolar que começa, mas não é! Férias servem para que eles esqueçam tudo que aprenderam durante um ano letivo. E como eu sei disso? Simplesmente fiz uma comparação entre redações escritas no ano passado e redações escritas esse ano pelos mesmos alunos. Me desesperei. Por exemplo, em uma determinada classe do segundo ano do ensino médio pedi uma redação em terceira pessoa, sendo que o texto deveria ser cômico, já que começariam a estudar literatura cômica na semana seguinte. Eu quis chorar. Primeiro porque não sabiam o que queria dizer a palavra "cômico", em segundo lugar, os erros de português eram, no mínimo, grotescos e cretinos (por exemplo: "resseita" ao invés de receita), e em terceiro lugar, porém não menos importante, não tinham idéia do que é "terceira pessoa" e mesmo explicando, 90% deles fizeram o texto em primeira pessoa. Desesperador, não?
A verdade é uma só: temos alunos analfabetos funcionais. Salvo raras excessões (e bem raras: 1 aluno para cada 40). Isso entristece e desanima qualquer professor. Os motivos são vários, mas podemos citar dois principais: pedagogos de gabinete e psicólogos que não tem filhos em escola pública.
Falemos do pedagogos de gabinete. Não se assustem com a próxima informação, ela é verídica, mas parece mais um flme de terror: há pedagoos que defendem erros de português porque isso faz parte do mundo dessas crianças, ou seja, já que no mundo dela todo mundo fala errado, é normal ela escrever errado pois isso se torna de certa forma cultural. É um absurdo, mas é verdade. Daqui a pouco cada pessoa no país vai falar/ escrever uma lingua totalmente diferente do correto porque é "cultural". Será que esses pedagogos de bosta não percebem que ao escrever errado as pessoas dificultam a comunicação? Que se cada um começar a escrever do jeito que bem entende vai chegar uma hora que ninguém mais entenderá nada? Para piorar a situação, temos os psicólogos. AH os psicólogos...nada contra eles, desde que não se intrometam em assuntos que não entendem. Exemplo claro: a grande maioria dos psicólogos que dizem que, nós professores, não podemos fazer nada, nem corrigir aluno nós podemos, nunca pisou em uma sala de aula de escola pública nos dias de hoje. Eles não conhecem a dificuldade que é dar aula pra alunos que não querem estudar, por mais interessante que tentemos fazer as aulas se tormarem. Aí eles chegam falando que não posso corrigir provas com caneta vermelha, se não eles podem se sentir desencorajados, não posso chamr atenção na sala de aula porque podem se sentir humilhados, entre outras coisas.
Chega uma hora que isso cansa. Cansa aturar falta de interesse, tanto dos alunos em aprender, quanto dos pais em relação à vida escolar dos filhos; cansa de aturar falta de educação e respeito; cansa de ter as mãos atadas e não poder fazer nada para melhorar o ensino público. Mas mesmo assim, mesmo cansados não paramos de tentar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pode concordar, pode discordar, o importante é cometar e mostrar que você tem opinião!