sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Os comedores de mato

Comedores de mato. Geralmente esse é o termo que os leigos usam para definir os vegetarianos em geral. Leigos mesmo, pois nunca, em lugar algum, os vegetarianos comem mato. Eles apenas não se alimentam de cadáveres de outros animais. Falam dos vegetarianos como se o único alimento além das carnes fosse “mato”, e um dos objetivos desse artigo é justamente provar o contrário!
Em primeiro lugar é preciso informar que a palavra “vegetariano” não origina da base da alimentação vegetal mas sim, da expressão latina "vegetus", que significa "forte", "vigoroso", "saudável".
Para os comedores de defuntos, motivos para não mudarem sua dieta são vários, como por exemplo: “não consigo parar de comer carne”, ou “os animais foram feitos para nos servirem de comida”, ou ainda, “não estou nem aí, eu não vou largar meu churrasco por causa de bicho algum!”. Mesmo assim, segue-se vários motivos para você parar de comer carne:
Pela sua saúde, pois: Pesquisas têm demonstrado que dietas vegetarianas podem proporcionar melhores condições para uma vida mais longa e saudável. Estatisticamente, é entre os consumidores de carne, ovos e laticínios que há maior incidência de males cardiovasculares, artrite, diabetes e osteoporose. A carne vermelha, em especial, é a segunda maior causa de câncer, perdendo apenas para o fumo. No total, 35% de todas as mortes causadas por câncer se devem, em grande parte, à ingestão de produtos oriundos de animais.
Nesses caso, muitos vão dizer que comer carne é essencial para os seres humanos o que é uma grande mentira. Nossa dentição não foi feita para comer carne, nem mesmo nossos dentes “caninos” servem para tal, é só observar a dentição de um leão, que é realmente um ser carnívoro, seus dentes caninos são pontiagudos e com a arcada projetada para frente acompanhando o desenho do focinho, além, é obvio, destes possuirem garras, as quais, pelo menos esta que vos escreve, não possui. Nossa dentição é igual à dos primatas, como os gorilas, que apesar de serem dez vezes mais fortes que um ser humano, se alimenta exclusivamente de plantas. Aqui cabe mais um comentário: se a carne é essencial para o desenvolvimento dos músculos, como pode um gorila ser tão forte? Outro motivo biológico para abandonar a alimentação onívora, é que o nosso trato intestinal é longo, próprio de uma dieta vegetariana para melhor aproveitamento dos nutrientes. Em geral, a comida que ingerimos leva vinte horas entre o momento que ela “entre q que ela sai”. Quando se come carne, ela leva 36 horas até “sair” e isso, definitivamente, não é normal. Animais que comem carne possuem trato digestivo curto, isso faz com que a carne que eles comem fiquem por pouco tempo no intestino evitando absorções desnecessárias e doenças como câncer no intestino.
Outro motivo é a preservação do meio ambiente. De que adianta comer carne e não ter um planeta saudável para viver? Os maiores motivos que geram a destruição das florestas, inclusive e principalmente a Floresta Amazônica é a pecuária e o plantio de soja. Agora os comedores de defunto pensaram: “ahá! Está vendo como os grãos que as pessoas comem também destroem a floresta?!”. Eu digo: você está completamente errado. Da safra total de soja produzida no Brasil, 80% é utilizada para a alimentação de gado, ou seja, essa soja não se destina à alimentação humana. Da mesma forma, 80% do milho produzido nos Estados Unidos também é destinado à alimentação das criações (inclusive a aviária). Agora pense no seguinte círculo vicioso: a cada ano aumenta-se mais a criação de gado, isso gera a necessidade de mais pasto, o que leva à destruição de cada vez mais florestas, além disso, pastos utilizados anteriormente são abandonados, pois o pisoteio do gado no solo o torna completamente inviável para cultivo de mais pasto ou de qualquer outra plantação. Já que o o número absoluto de cabeças de gado aumenta anualmente, é necessário derrubar mais florestas para plantar mais soja para alimentar o gado que cresce. E vai falar que a criação de carne não é um dos grandes responsáveis pelo aquecimento global e o desequilíbrio do clima? Vai chegar em um ponto em que a floresta não terá mais como se recuperar desse desmatamento, calcula-se que em cinquenta anos, a Amazônia começará um processo de desertificação e isso mudará de forma drástica o clima em todo o planeta, principalmente na América do Sul, onde a maioria de vocês leitores mora.
Nesse quesito “meio ambiente”, temos também a questão da água. Para produzir 300 gramas de bife bovino, que alimenta apenas uma pessoas em uma refeição gasta-se aproximadamente, 4450 litros de água, multiplique isso por um boi inteiro. Para produzir os mesmos 300 gramas de bife suino, que também só alimenta uma pessoa em uma refeição, gasta-se 1440 litros de água. Para produzir um quilo de grãos de soja, gasta-se cerca de 1000 litros de água. É uma quantidade que se aproxima da produção do bife suino, se comparado com o bife bovino, no entanto, um quilo de soja alimenta, no mínimo seis pessoas.
Outro motivo, infelizmente para muitos o motivo “menos nobre”, é a vida dos animais não humanos. Todos os dias milhões de animais são mortos de forma cruel em abatedouros ilegais ou não. Para que cheguem aos locais de abate, bois e vacas são transportados por centenas de quilômetros, sem descanso, água ou alimento, lotados na carreta imunda de um caminhão. Durante o transporte, muitos morrem, adoecem ou sofrem ferimentos graves. Ao fim do percurso, permanecem então por cerca de um a dois dias no pátio dos matadouros, recebendo apenas água. Pior ainda é o tipo de “vida” que esses animais levam antes de morrer. Vacas leiteiras tem seus filhotes separados logo ao nascer para que dê mais leite e entre no cio o mais rápido possível, afinal, quanto mais cios, mais filhotes e mais leite. O tão apreciado corte chamado “Baby beef” não é feito de bezerros, ao contrário do que muita gente pensa, é feito de um boi que não pode pastar, pois isso faria com que seus músculos se desenvolvessem e ficassem mais duros, baby beef é uma carne de um bovino que mal pode andar durante a curta vida. Já a vitela sim, é feita de bezerros recém nascidos, separados de suas mães, que, ao contrário do que as pessoas pensam, sentem sim, a falta de sua cria. Você pode dizer que já viu os bois e vacas criados soltos, mas isso acontece em apenas 10% dos casos, o resto é criado em ambiente fechado mesmo.
As aves são mantidas em gaiolas minúsculas durante a vida toda, tendo seus bicos cortados para não selecionarem a ração que comem, recebem injeções de hormônios para que cresçam mais rápido, o que torna seus ossos quebradiços. As aves poedeiras são mantidas acordadas muito mais tempo que ficariam se criadas em ambiente aberto, pois assim botam mais ovos. E o tal “Foie Gras” conhecido como patê de fígado de ganso? Os gansos são alimentados forçosamente até que seus fígados entrem em colapso, inchem até ficarem vinte vezes maior, ou seja, quem come foie gras come um fígado de ganso completamente doente. Os suinos, são mantidos em baias minúsculas, onde mal conseguem se locomover para que engordem muito. Depois disso são dependirados pelas pernas e tem seus pescoços cortados para scoar o sangue (prática utilizada em qualquer matadouro), em teoria, eles estariam desacordados, mas a verdade é que muitos estão plenamente conscientes em quanto estão sendo mortos. No caso das aves, muitas são mergulhadas em água fervente ainda vivas para que suas penas saiam mais facilmente. Tem gente que acredita no tal “abate humanitário”. Não tem como acreditar em uma mentira tão grande. Não é porque antes de morrer, ao invés de o boi levar uma martelada na cabeça ele leva um choque, que esse abate não é cruel. Como já foi dito anteriormente, muitos desses animais são esfaqueados ainda conscientes. Segundo o grande Paul McCartney : “se os abatedouros tivesse paredes de vidros, todos seriam vegetarianos”.
Obviamente existe cruedade com todos os outros animais que as pessoas costumam comer no resto do mundo, apenas foi dado o exemplo dos animais mais consumidos no Brasil, existe também a caça às baleias promovidas pelo Japão, com o falso argumento de pesquisa científica, o consumo de peixes em qualquer lugar (sim, peixes sentem dor e se asfixiam ao serem tirados da água), o abate de carneiros, capivaras, búfalos, avestruzes, entre tantos outros.
É lógico que existem muito outros argumentos além desses, mas se os colocasse todos, isso não seria um artigo e sim um livro. Infelizmente não podemos obrigar ninguém a ser vegetariano, mas se as pessoas ao menos diminuissem seu consumo de carne já seria um grande avanço.
Quanto ao fato de vegetarianos comerem apenas mato. Bom, pra começar existem vários tipos de vegetarianismo: Ovo-lacto-vegetarianos, que consomem além de vegetais preparos que contém ovos e/ou leite/derivados; ovo-vegetarianos; lacto-vegetarianos; vegans, que naõ consomem absolutamente nada de origem animal, nem ovo, nem leite, nem mel; crudívoros, que consomem apenas vegetais crus para o melhor aproveitamento dos nutrientes e frutívoros, que se alimentam apenas de frutas, esses em geral, por algum motivo religioso. As pessoas pensam erroneamente sobre a limentação de base vegetariana. É possível preparar qualquer prato fazendo substituições. Lazanhas, pizzas, tortas e massas em geral, sopas e ensopados, cremes, doces. Existe inclusive no mercado hamburgueres, salsichas, almõndegas empanados feitos de soja, e pasmem, até mesmo substitutos para presunto e mortadela à base de vegetais.
A grande parte das pessoas que nem ao menos querem imaginar uma dieta vegetariana é adepta do churrasco. Isso por que, inconscientemente, as pessoas associam churrasco a encontro com amigos e família em uma festa. Antropologicamente falando, a cultura de se comemorar com carne vem do fato de que há muito tempo, só comia carne quem era da elite econômica, portanto, as pessoas de baixa renda só compravam carne em ocasiões especiais. Tanto que, até hoje, tem-se o hábito de ao se construir uma casa, quando a moradia está na altura da laje, é costume do dono da construção fazer um churrasco para os pedreiros. São exemplos de que comer carne é um fator cultural, e não biológico.
Portanto, cabe a cada um fazer sua opção. Argumentos para deixar a carne de comer carne não faltam. Mas cabe as perguntas: você precisa mesmo de carne? Já pensou o quanto a trilionária indústria pecuária manipula a mídia? Quer continuar contribuindo para maus tratos a animais, destruição do meio ambiente e degeneração da sua própria saúde? A escolha é de cada um.
Para finalizar, algumas frases de pessoas famosas sobre o vegetarinaismo:
"Os animais são meus amigos...e eu não como meus amigos." (George Bernard Shaw)
"Coloque uma criança pequena num chiqueirinho, com uma maçã e um coelho de verdade. Se ela comer a maça e brincar com o coelho, ela é normal; mas se ela comer o coelho e brincar com a maçã, eu lhe compro um carro novo. Em algum momento ao longo de nosso trajeto, fomos ensinados a fazer a coisa errada." (Maynard)
"Nada beneficiará mais a saúde da humanidade e aumentará as chances de sobrevivência da vida na Terra quanto a dieta vegetariana." (Albert Einstein)
“Os animais do mundo existem para seus próprios propósitos. Não foram feitos para os seres humanos, do mesmo modo que os negros não foram feits para os brancos, nem as mulheres para os homens” (Alice Walker)
Para quem se interessar pelo assunto:
www.vegetarianismo.com.br
www.pea.org.br
www.sejavegetariano.cjb.net
www.veganpride.com

Um comentário:

pode concordar, pode discordar, o importante é cometar e mostrar que você tem opinião!