segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

QUE TAL DAR UMA ESPIADINHA?

A POLÍTICA DO PÃO E CIRCO CONTINUA...
Não é de hoje que a mídia manipula as pessoas. Essa manipulação se dá por meio de rádios, jornais, revistas, publicidades e principalmente pela televisão, visto que esse é o eletrodoméstico que predomina nas casa brasileiras, o sujeito pode até não ter geladeira, mas certamente tem um aparelho de televisão. Provavelmente por causa disso é o meio de comunicação preferido para alienar, já que 90% de sua grade não leva ninguém a pensar; manipular, visto que assim se ganha mais dinheiro e dominar, pois o povo em um cabresto para que todos achem que o pouco que possuem é muito.
No próximo mês começa a décima edição do famigerado Big Bhother Brasil. A única diferença das edições anteriores foi a participação de duas pessoas da terceira idade. Obviamente não ganharam o grande prêmio pois não tinham corpos esculturais, selecionados especificamente para dar audiência ao programa. Fora isso, nenhuma novidade.
A audiência, mesmo diminuindo em alguns capítulos, sempre esteve à frente de outras emissoras, provando que a população brasileira continua fiel, sempre escolhendo seu participante favorito e gastando cerca de três reais para votar no fulano, torcendo para que ele ganhe o grande prêmio.
Eu me pergunto: o que essas pessoas que gastam seu tempo e dinheiro com isso ganharam quando o programa terminou? A resposta é simples: absolutamente NADA!. Eles apenas perderam. Perderam tempo na frente da televisão com um programa cretino que não adicionou nada à vida ou à cultura de seus espectadores, perderam dinheiro ligando e votando em alguém que eles nunca viram e que, certamente, nunca saberão que “seus fãs” existem. Ou será que o participante vencedor vai procurar as pessoas que mais gastaram dinheiro para votar e vai dividir, ou ao menos reembolsar, o dinheiro gasto por eles?
Ah, se George Orwell estivesse vivo! No mínimo morreria de desgosto ao ver o que sua obra gerou: Um programa de televisão que aliena, domina e manipula o povo. Na sua obra a população é dominada pelo “Grande Irmão”, na vida real, é dominada por uma emissora de televisão. Passando a falsa idéia de mostrar pessoas reais do cotidiano de cada um, fazem as pessoas pensarem que aquilo é real, como se todos os brasileiros morassem em uma casa luxuosa, fazendo nada o dia inteiro (ainda se fosse o ócio criativo não seria perda total...), pessoas que mostram um padrão de beleza que não se vê nas ruas, tanto para homens quanto prar mulheres, cria uma falsa identificação com personagens previamente fabricados, com um apelo sexual totalmente sem qualquer bom senso. Por que será que nunca fizeram um Big Brother com pessoas comuns?
Verdade seja dita: não somente esse programinha cretino que aliena domina e manipula o povo, mas certamente nenhum outro faz isso com tanta clareza e que de tão óbvio faz com que poucos percebam. Exemplo disso é que na emissora ‘concorrente’ há um reality com a temática rural, que, em teoria se passa em uma fazenda, daí o nome: A fazenda.. Curiosamente, se o tema é a vida no campo, por qual motivo as ‘competidoras’ aparecem semi nuas na hora do banho? Sexualizam até a vida no campo! Em que isso se parece com a vida real?
Temos também as telenovelas que fazem a mesma coisa, mas disfarçado de cultura, diga-se de passagem, muito mal disfarçado, tanto que a personagem mais pobre de qualquer novela, mesmo que seja um morador de rua, aparenta pertencer à classe média brasileira, ou seja, tentam passar um padrão inexistente na população, fazendo com que os aficcionados por novelas pensem que aquilo tudo condiz com a realidade e pra piorar, faz com que muitas pessoas passem a sonhar em ter aquele padrão ou a tal história de amor digna de romances do pior estilo ‘Sabrina’. Já pensou se todos os casamentos, por mais dificuldades que passem, tivessem sempre um final feliz tal qual dessas novelas? No caso das novelas, essa alienação não ocorre apenas com as novelas globais, pois outras emissores que investem nesse tipo de programa criam enredos semelhantes para abater a concorrência.
Mas existem outras forma da mídia manipular o povo, e formas realmente sutis, como por exemplo, os telejornais. Telejornais são totalmente tendenciosos, e isso é fato! Quem não se lembra do episódio envolvendo Willian Bonner e o tal ‘cidadão Hommer’, em alusão ao personagem dos Simpsons. Sim, ele compara as pessoas que assistem o Jornal Nacional com o Hommer Simpson, ou seja: são pessoas mentalmente inferiores, totalmente manipuladas e alienadas, incapazes de ter opinião própria, então a televisão precisa pensar por elas.
Realmente é muito difícil encontrar um meio de comunicação que não tente enfiar goela abaixo todas as porcarias que alguns patetas pensam. Tudo gira em torno do lucro e para que as pessoas continuem consumindo sem pensar o quanto aquilo é prejudicial, dão o nome de cultura! Uma pessoa culta sempre assiste os telejornais (mas não são capazes de questionar a veracidade da notícia). Uma pessoa culta assiste televisão para se divertir, inclusive BBB e A Fazenda (mas não percebem que eles também são monitorados o tempo todo). Uma pessoa culta lê revistas como a Veja (mas não percebe a tendência de certas revistas de sempre valorizar e sempre dar razão às elites).
É a tal política do pão e circo: dê ao povo um pouco de comida e um pouco de diversão que não causarão tumulto e rebeliões. Serão controlados.
Onde vamos parar? Será que vamos todos virar robôs que atendem o chamado de seus programadores? Quando as pessoas serão capazes de pensar por si próprias? Preparam a população para ser manipulada desde a infância, já que hoje as escolas, em geral, criam analfabetos funcionais, que são capazes de calcular e ler, mas não conseguem interpretar um texto simples. A situação é crítica e estamos perto de um ponto sem volta. Escravos sem correntes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pode concordar, pode discordar, o importante é cometar e mostrar que você tem opinião!